Uma das maiores confusões que acontecem dentro do mundo dos negócios é a confusão entre conceitos como a rentabilidade e a lucratividade, que por vezes são consideradas a mesma coisa. Embora esse erro pareça pequeno, suas consequências podem ser enormes.

Afinal de contas, lucratividade e rentabilidade são elementos diametralmente opostos mas igualmente importantes, então é simplesmente imprescindível que você consiga diferenciar um do outro com relativa facilidade.

No nosso conteúdo de hoje vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito e te ajuda a entendê-lo. Confira:

O que é lucratividade?

Obviamente o termo lucratividade é derivado do que nós conhecemos como lucro, que representa a receita de uma empresa menos suas deduções.

Ou seja, a lucratividade é o dinheiro que sobra para uma empresa após ela pagar todas as suas contas.

Para definir a lucratividade de uma empresa nós utilizamos o seguinte cálculo:

Lucratividade = (Lucro Líquido/Receita Bruta) / x 100

Ainda sim é preciso levar em conta que uma empresa não precisa necessariamente ser lucrativa durante um determinado período de tempo, até porque nem sempre isso é possível.

Entretanto, ela deve caminhar nessa direção, pois é somente com a concretização do lucro que a organização pode efetivamente assumir uma posição mais segura dentro do mercado.

Porém, ainda é necessário entendermos o que a rentabilidade significa, já que conforme foi mencionado, este conceito é igualmente importante e se coloca como o objeto máximo de estudo deste conteúdo:

O que é rentabilidade?

A rentabilidade se define como o retorno que uma empresa obtém a partir dos investimentos que realiza. Por exemplo, enquanto o lucro aponta o retorno que a empresa obteve imediatamente a rentabilidade mostra o quanto houve de retorno sobre o valor total investido, seja no curto, médio ou longo prazo.

Embora o objetivo de qualquer empresa seja se tornar lucrativa, não há dúvidas de que a rentabilidade também assume um papel crucial, pois em uma situação onde o lucro não é obtido, será ela quem vai definir a saúde da empresa.

Ficou difícil de acompanhar? Fica tranquilo que a gente vai te explicar melhor. Veja só:

Imagine que uma empresa ainda não está obtendo lucro, mas mês a mês paga suas contas. Como ela pode saber se está no caminho certo para se tornar lucrativa? Por meio da rentabilidade!

Afinal, com ela será possível verificar o quanto de retorno está havendo sobre o investimento total ao longo dos meses, podendo se definir em quanto tempo a empresa alcançará o tão desejado lucro!

A conta para calcular a rentabilidade do seu negócio é:

Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento Total) x 100

Aprenda como aumentar a rentabilidade do seu negócio

Dito tudo isto, não há dúvidas de que aumentar a rentabilidade do seu negócio deve ser um dos seus principais objetivos, já que é sempre desejado que haja um bom retorno sobre o seu capital.

Como você não pode mexer nos valores que foram investidos previamente, a única maneira de aumentar a rentabilidade do seu negócio é expandindo sua margem de lucro, de modo que a cada venda realizada mais dinheiro entre dentro do seu caixa.

Veja a seguir como isso pode ser feito:

Aprenda a precificar os seus produtos corretamente

Muitas empresas definem seus preços com base no achismo. O grande problema disso é que você não tem como saber se está atingindo um valor de venda adequado para alcançar a rentabilidade desejada dessa forma.

Isso acaba fazendo com que a margem de lucro se torne muito apertada, o que prejudica toda a saúde financeira de um negócio.

Justamente por esse motivo é muito importante que haja uma precificação correta dos seus produtos, levando em conta tudo aquilo que é gasto para que ele possa ser colocado no mercado.

Ah, lembre-se que ao nos referirmos a produtos também estamos falando sobre os serviços, ok?

Infelizmente ou felizmente, a única forma de definir com clareza o preço do seu produto é tendo um controle muito rigoroso de custos, então daqui para a frente isso deve ser uma das suas prioridades.

Comece a vender mais!

Se o seu produto já está bem precificado e uma boa margem de lucro foi estabelecida, seu próximo passo deve ser vender o máximo que conseguir!

É somente por meio das vendas que passa a ser possível tornar sua empresa mais rentável, independente do tipo de negócio que você possua.

Para vender mais vale a pena investir em estratégias inteligentes, como o Marketing de Conteúdo, que é focado na atração de consumidores até suas estruturas.

Seja como for, seu foco deve ser vender, vender e vender!

Corte custos

Uma forma de tornar sua empresa ainda mais rentável é diminuindo os seus custos, pois dessa maneira a sua margem de lucro cresce ainda mais.

Para cortar custos você não precisa sair demitindo todo mundo ou usando matérias, programas e maquinários de péssima qualidade. Na verdade, essa redução de custos pode ser feita de modo inteligente, investindo em tecnologias que permitam uma otimização do trabalho.

Otimização de recursos

Imagine que ao invés de conseguir produzir 10 celulares com 1 único componente você consiga produzir 12 celulares com 1 único componente. Claro, esse exemplo é irreal, mas ele serve perfeitamente para ilustrar o que estamos querendo dizer aqui.

Por mais que esse aumento de produção de apenas 20% seja pequeno em uma escala reduzida, nós podemos perceber que a cada 120 celulares produzidos você deixaria de utilizar 2 componentes.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer negócio, pois quanto melhor você usar seus recursos menos precisará ser gasto, o que naturalmente vai resultar em um aumento de lucratividade.

Sem dúvida alguma esse é o melhor caminho para tornar a sua empresa mais rentável!

Agora tudo o que você precisa fazer é colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática, calculando a rentabilidade da sua empresa e adotando estratégias para melhorar esse indicador continuamente!

Como funciona o Software SaaS do IndicadoresInteligentes?

O IndicadoresInteligentes é um software SaaS para acompanhamento de métricas, KPI’s de forma fácil. Através dos recursos disponíveis no software, é possível gerenciar os mais diversos Indicadores da sua empresa de forma online.

Controle o crescimento, acompanhe a evolução da sua empresa, tenha uma maior previsibilidade do seu negócio com os mais diversos indicadores. Conheça os diferenciais do nosso software:

  • Perfis de Acesso;
  • Gráficos com range de datas;
  • Importações de fácil manuseio;
  • API de fácil integração;
  • Dashboard de Vendas, Financeiro, Atendimento, Contábil e de Clientes;

FALE COM UM ESPECIALISTA